Nesta quinta-feira (20) iniciou em Teresina, a Caravana Federativa, que percorre todo o Brasil com a presença de gestores e serviços de mais de 40 órgãos federais. O evento realizado pelo governo federal em parceria com o Governo do Piauí e a Associação Piauiense dos Municípios busca estreitar a relação entre os entes federativos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Caravana Federativa no Piauí, em Teresina, nesta sexta-feira (21), virá acompanhada de investimentos. Lula vai anunciar ações nas áreas portuária e de transformação digital, além de cessões da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
A participação do presidente será no encerramento da 10ª edição da Caravana Federativa, a partir das 11h30, no Centro de Convenções de Teresina. A Caravana Federativa é um evento itinerante do governo federal, que apresenta ações de cidadania e programas do governo aos gestores públicos e parlamentares locais.
Em seu discurso de abertura da caravana, o governador Rafael Fonteles (PT) destacou que a iniciativa permite resolver pendências burocráticas que travam liberação de recursos federais.
“A Caravana Federativa, que percorre todo o Brasil com a presença de gestores e serviços de mais de 40 órgãos federais, vai facilitar a liberação de recursos federais a estados e municípios, pois permite resolver pendências burocráticas entre o governo federal e gestores públicos locais” declarou Fonteles.
Os diversos estandes esclarecem dúvidas e ajudam gestores estaduais e municipais a solucionar pendências. Até agora, a caravana já passou por nove estados. Em Teresina, mais de 40 órgãos governamentais, autarquias e bancos vão estar presentes. O presidente Lula visitará alguns dos estandes.