O governador Rafael Fonteles lançou, nesta segunda-feira (23), os Jogos Escolares Piauienses 2025 (JEPIs). A competição terá 22 modalidades, incluindo paralímpicas, e a previsão é reunir 15 mil estudantes de 102 municípios. A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak, em Teresina.

De acordo com o governo, esta será a maior edição da história dos jogos. As etapas classificatórias acontecerão em 10 polos regionais, antes da fase final, que será realizada entre os dias 4 e 17 de agosto, na capital. Poderão participar estudantes das redes estadual, municipal, federal e privada, com idades entre 12 e 17 anos.

O governador destacou que os jogos fazem parte de uma estratégia para fortalecer a prática esportiva nas escolas e desenvolver habilidades socioemocionais dos jovens. Além disso, a competição funciona como seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

Segundo a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, cerca de 250 estudantes devem ser selecionados para representar o Piauí nas etapas nacionais. A participação dos alunos é garantida com custos pagos pelo governo, incluindo transporte aéreo, hospedagem e alimentação.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, informou que o investimento no esporte escolar tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento dos estudantes, além de identificar talentos que podem representar o estado em competições nacionais e internacionais.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *