O governador Rafael Fonteles assinou, nesta quarta-feira (15), 35 novas ordens de serviço do ciclo 2024-2025 do Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA). O programa permite que a população escolha diretamente as obras a serem executadas. Os investimentos somam R$ 56 milhões e devem chegar a R$ 80 milhões até o fim do ano.

As ações contemplam os municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. Entre as obras estão asfaltamento, calçamento, construção de praças, quadras esportivas, polos de artesanato e sistemas de abastecimento de água com uso de energia solar, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

De acordo com o governo, 110 obras já foram concluídas ou estão em execução no estado. O modelo do OPA tem chamado atenção de outros estados e municípios, como Pernambuco, Niterói e Jaboatão dos Guararapes. As ações são coordenadas por diferentes órgãos da administração estadual.

O programa é executado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres). A população participa por meio de uma plataforma digital, indicando como deseja que parte do orçamento público seja investido em seus municípios.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *