O Governo Federal anunciou na manhã dessa terça-feira (12), a expansão de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Dentre os 100 campi que serão criados, o Piauí será contemplado com três novos IFPI : um Instituto Federal em Barras, outro em Esperantina e em Altos. O investimento estimado para as unidades é de R$ 75 milhões, gerando 4.200 vagas.
A iniciativa inserida no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), evidencia o compromisso com o avanço da educação profissional e tecnológica no estado. O Instituto Federal do Piauí (IFPI) possui atualmente 20 campi e reitoria em 18 cidades, sendo a adição dessas novas unidades um esforço para fortalecer a presença do instituto no território.
O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou os critérios de escolha dos municípios beneficiados, considerando vazios demográficos, a proporção de matrículas de ensino técnico e o número de institutos por população em cada estado.
A cerimônia no Palácio do Planalto marcou o anúncio do investimento de R$ 3,9 bilhões em obras nos institutos federais, distribuídos entre a instalação de novos campi e melhorias nas unidades existentes.