Mais de 100 mil piauienses devem realizar, no domingo (3), as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com duração de cinco horas e trinta minutos, os candidatos enfrentarão 45 questões objetivas de Linguagens e 45 de Ciências Humanas, além da redação, que exige uma abordagem crítica e fundamentada.

Com o objetivo de conquistar a primeira nota mil para os estudantes da Rede Pública Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou uma preparação intensiva com o projeto Laboratório de Redação, que envolveu mais de 500 estudantes no estado. 

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, enfatiza o objetivo do projeto como mais uma ação para fortalecer a preparação dos alunos para o Enem. “Por meio do Laboratório de Redação, nossos estudantes têm a oportunidade de trabalhar suas habilidades de escrita, com ênfase na estrutura e nas técnicas necessárias para obter uma ótima pontuação”, disse.

Iniciado em agosto e finalizado no último sábado (26), o projeto ofereceu 13 semanas de aulas extras para estudantes da 3ª série do Ensino Médio, com o apoio de 24 professores especializados e ferramentas de inteligência artificial para a correção textual. O processo seletivo envolveu cerca de 2 mil estudantes inscritos de todas as regiões do Piauí.

Possíveis temas para a redação

Para Zacarias, o sucesso na redação pressupõe que os alunos estejam conscientes sobre temas de atualidades. “Além de assimilar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, é essencial que o candidato possua um entendimento sobre questões sociais, culturais, políticas e econômicas que impactam a sociedade. A prova de Redação exige que o aluno desenvolva uma argumentação fundamentada”, comentou.

Ao falar sobre possíveis temas para a redação deste ano, o professor Zacarias é cauteloso, mas sugere algumas áreas com potencial de abordagem.

“A realidade educacional no país, como a evasão escolar, a juventude sem escolaridade, acessibilidade e as condições de trabalho dos profissionais da educação são questões que vejo como pertinentes. Não descarto também o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho ou até mesmo questões ambientais, que continuam sendo relevantes e sempre têm chance de aparecer”, finalizou.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *