Na última segunda-feira (6), teve início na Escola Arica Leal, em Uruçuí, os cursos de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e Pedagogia Intercultural Indígena. Com aulas nos turnos da manhã e tarde, a iniciativa é uma parceria entre o Parfor/UFPI e a Prefeitura Municipal de Uruçuí e representa um avanço significativo na formação de professores da Rede Municipal, com foco na inclusão de grupos historicamente marginalizados no ensino superior.

Durante a cerimônia de abertura, a secretária de Educação, Ana Carolina Saraiva, a subsecretária, Suelânia, e a Coordenadora Local Ma. Rossiana Ribeiro, destacaram a importância da ação como parte do compromisso da gestão com a melhoria da qualidade educacional. O evento sublinhou a relevância desses cursos, que buscam capacitar educadores da rede municipal para promover uma educação mais inclusiva, alinhada às necessidades contemporâneas da sociedade e das comunidades.

Com previsão para terminar em 12 de fevereiro, as aulas reforçam o objetivo de qualificar os professores de Uruçuí para atender as demandas de uma educação inclusiva e intercultural. Ao oferecer essas formações, o projeto se coloca como um marco no fortalecimento da educação no município, promovendo não apenas a capacitação dos educadores, mas também o empoderamento de comunidades indígenas e outras populações marginalizadas no processo de ensino-aprendizagem.

O Parfor/UFPI, em colaboração com a Prefeitura Municipal, demonstra com essa iniciativa a importância da educação como ferramenta de transformação social. A proposta não apenas amplia o acesso ao ensino superior, mas também fortalece a identidade e a diversidade cultural, ao mesmo tempo em que promove um ensino de qualidade e inclusivo para todos os profissionais da educação, com impactos diretos nas comunidades atendidas.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *