A empresa Águas do Piauí, integrante do grupo Aegea, iniciou nesta sexta-feira (16) sua operação em Uruçuí e em outras 32 cidades do estado. A previsão inicial era começar em julho, mas a concessionária antecipou o cronograma para acelerar melhorias no abastecimento de água e no sistema de esgotamento sanitário.

Segundo a empresa, as ações incluem perfuração de novos poços, melhorias na captação, tratamento e distribuição de água, além da implantação de sistemas de bombeamento. A meta é atingir 99% de cobertura de abastecimento até 2033. Também está previsto o aumento da cobertura de esgotamento sanitário, hoje em 17%, para 90% até 2040.

Seis bases operacionais foram estabelecidas em Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Floriano e Teresina, além de nove sub-bases. Esses pontos irão facilitar a logística de atendimento e manutenção. Durante os primeiros meses, a empresa pretende concentrar esforços na eficiência operacional e na reestruturação das estações de tratamento.

O contrato com a Águas do Piauí tem duração de 35 anos e será regulado pela AGRESPI (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí). Estão previstos R$ 9,6 bilhões em investimentos ao longo do período. Os serviços nas demais cidades seguirão com a Agespisa e os SAAEs até nova etapa de transição.

Para atendimento à população, a empresa disponibiliza canais 24 horas, como o telefone 0800 223 2000 (ligação e WhatsApp), o aplicativo Águas App e o site www.aguasdopiaui.com.br. Famílias de baixa renda poderão solicitar a Tarifa Social, que garante desconto de 50% na conta. Também será criado um canal específico para lideranças comunitárias.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *