O secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, apresentou nessa terça-feira (19) o modelo educacional da rede estadual durante o Congresso das Cidades. Em sua palestra, intitulada “A revolução educacional no Piauí”, ele detalhou as ações que tornaram o estado uma referência nacional em políticas educacionais.
Bandeira destacou a universalização do ensino médio em tempo integral integrado à educação profissional e tecnológica. O modelo inclui disciplinas como Inteligência Artificial, Robótica, Educação Financeira e Empreendedorismo, além de cursos técnicos voltados para áreas estratégicas. Ele também mencionou o Seduckathon, maratona de inovação que premiou estudantes com intercâmbio educacional em seis países.
O secretário apresentou ainda os resultados obtidos com a parceria entre Estado e municípios por meio do Pacto pela Educação e do programa Pacto pelas Crianças. O Piauí recebeu o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro, e teve o terceiro maior crescimento do país em alfabetização infantil.
Além da palestra, a Secretaria de Educação apresentou projetos práticos da rede, como a horta vertical automatizada criada por alunos do Ceti Júlia Nunes e uma oficina de Inteligência Artificial, que mostra como estudantes vêm aplicando tecnologia no processo de aprendizagem.
