Faltam poucos dias para o início da feira agrícola que promete movimentar o setor produtivo piauiense. Entre os dias 10 e 13 de maio, o distrito de Nova Santa Rosa, no município de Uruçuí, vai sediar a 14ª edição da Exposoja, evento pioneiro que reúne produtores e empresários ligados ao setor de todo o Matopiba.

Em 2022, a feira movimentou mais de R$ 538 milhões em negócios realizados.

Uma realização da Associação dos Produtores Rurais de Nova Santa Rosa, a feira representa um marco para todo o estado do Piauí. “A feira tem um papel super importante de aproximar as empresas fornecedoras de insumos e tecnologia do produtor de grãos. Recebemos visitantes de vários municípios e estados que vem conhecer a região”, conta Celso Werner, presidente da associação.

Na sua última edição, a Exposoja recebeu 12 mil visitantes de 194 municípios do Nordeste e de outras regiões do país. Para o mês que vem, a expectativa é ainda maior.

“Estamos estimando um aumento de 25% no volume de negócios e também um crescimento expressivo no número de visitantes, já que a nossa feira só evolui a cada ano. Esperamos que este ano 20 mil pessoas visitem a Exposoja”, afirma Werner.

A área de 130 mil m² da Exposoja vai abrigar mais de 100 expositores dos mais diversos segmentos do agronegócio, como máquinas agrícolas, implementos, sementes, insumos, construção, energias renováveis e muitos outros. Uma variedade que reflete a força comercial do evento.

A realização de uma ampla programação técnica, voltada para diversos temas de interesse do setor produtivo, é outra grande aposta da feira, que tem como tema a sustentabilidade do agro.

“A Exposoja potencializa ainda mais o setor agrícola no estado, já que é o grande centro de comercialização do cerrado piauiense. Aqui, grandes e pequenos produtores encontram oportunidade de negócio e adquirem muito conhecimento”, completa o presidente Celso Werner.

Na programação da Exposoja, que se estende durante os quatro dias, estão inclusas apresentações de grandes especialistas e temas como inovação e técnicas de manejo, perspectivas para o clima da próxima safra e oportunidades de integração lavoura-pecuária, assuntos que estão em pauta no agronegócio do Piauí e em todo o Brasil.

Fonte e Foto: Canal Rural

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *