O Governo do Piauí publicou decreto, nesta terça-feira (18), que regulamenta as atribuições da Polícia Civil (PC-PI) e cria as delegacias de Cajueiro da Praia, no litoral do estado, e de Baixa Grande do Ribeiro, na região Sul. Além de reorganizar a atuação do órgão em Teresina, com a criação de 10 delegacias seccionais.
Outro ponto do decreto foi a regulamentação da estrutura organizacional da instituição, sendo essa agora constituída pela Delegacia-Geral (DGPC), Corregedoria-Geral (CGPC), Academia da Polícia Civil (Acadepol) e Departamento de Polícia Científica (DEPOC).
Em entrevista ao Bom dia Piauí de quarta-feira (19), a delegada e diretora administrativa da PCPI, Carla Brizzi explicou como funcionarão as delegacias seccionais na capital. “Vamos ter várias equipes dentro da mesma delegacia, com suas atribuições definidas, e um delegado seccional responsável pela área”, disse.
Sobre a criação das delegacias no interior, Carla Brizzi afirmou que foi fruto de um estudo acerca da demanda, levando em consideração o número de boletins de ocorrência, índice de criminalidade e da área de população abrangida na localidade.
A diretora afirmou que as delegacias do interior agora serão chamadas de seccionais e serão divididas por categorias de acordo com a quantidade de população e atendimento, para que a estrutura seja proporcional à necessidade local.
Fonte: Portal G1