Nessa segunda-feira (19) o governador Rafael Fonteles recebeu no Palácio de Karnak, o embaixador da Áustria Dr. Stefan Scholz e a embaixatriz Angelika Scholz. Durante a conversa, foram discutidos os avanços e as potencialidades do Piauí na geração de energia limpa e turismo.
Durante o encontro Rafael Fonteles apresentou aos austríacos o projeto do parque de hidrogênio verde que está sendo implantado em Parnaíba, litoral do Piauí. E afirmou durante o encontro que o Piauí possui todas as potencialidades para geração de energia limpa, com sol e vento o ano inteiro.
“O Piauí possui todas as potencialidades para geração de energia limpa, com sol e vento o ano inteiro, além de uma energia mais acessível em comparação a outros mercados”, enfatizou o governante piauiense.
Após a conversa o embaixador austríaco reconheceu as vantagens do Piauí na geração do combustível limpo e vê no Piauí e na Região Nordeste um mercado a ser desenvolvido.
“A Áustria possui investimentos no Brasil mas todos se concentram na região sul e sudeste, mas vejo que o Piauí e o Nordeste possuem várias potencialidades, principalmente na geração de energia e combustível limpo”, apontou Stefan Scholz.
A União Europeia recentemente anunciou investimento de 2 bilhões de euros na geração de combustível limpo no Brasil, onde o parque de hidrogênio verde,em Parnaíba, foi contemplado. Scholz apontou que “a Áustria precisa atingir níveis de 90% de consumo de combustível limpo até 2030 e a produção brasileira é um potencial mercado a preencher esta lacuna”, finalizou.
O turismo do estado foi outro tema pautado na reunião com o europeu. As praias e o ecoturismo foram apresentados pelo governador para Scholz.