Iníciou nesta segunda-feira (15) de abril, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023. Ainda não divulgou o valor da inscrição, mas o certame segue um padrão de custo de R$85 cobrado nas últimas edições.
Conforme informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)o cronograma (incluindo a fase de recursos) e as regras foram estabelecidos em edital, que está disponível no portal.
Os alunos que podem fazer a prova de graça, são estudantes brasileiros matriculados no terceiro ano do ensino médio em uma escola de rede pública, quem fez o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Além disso, o candidato deve declarar sua situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda através do registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Confira o cronograma completo
15 a 26 de abril: justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
13 de maio: resultado da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
13 a 17 de maio: recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
24 de maio: resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.