Nesta segunda-feira (31), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou o lançamento dos programas CNH Social e Motociclista Protegido, no Palácio de Karnak. Com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito no estado, especialmente entre motociclistas, a iniciativa oferece a formação gratuita de alunos da rede pública estadual para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da distribuição de capacetes para aqueles que forem habilitados. A meta do programa é alcançar 60 mil novas carteiras até 2030, contribuindo significativamente para a segurança viária no Piauí.

De acordo com dados do Governo do Estado, a falta de habilitação é um dos principais fatores que contribui para o elevado número de acidentes envolvendo motociclistas. Uma pesquisa revelou que, nos primeiros três meses de 2025, cerca de 72% das 178 mortes no trânsito ocorreram com vítimas que não possuíam CNH. Diante disso, o governador Rafael Fonteles destacou a importância da iniciativa, que visa capacitar melhor os motociclistas e reduzir os índices de acidentes, principalmente no interior do estado, onde a situação é mais alarmante.

“O Piauí é o estado com o maior número de mortes em acidentes de motocicletas do Brasil”
Vamos agora promover mais habilitação, focando em parcerias entre o Detran e a Seduc, para beneficiar alunos da Educação de Jovens e Adultos e do ensino médio. Serão 10 mil CNHs gratuitas, além de capacetes para garantir que os motociclistas estejam melhor preparados, mais conscientes e com mais segurança no trânsito”, afirmou o governador, ressaltando o compromisso do estado com o Pacto pela Redução de Acidentes de Trânsito.

O programa será destinado a alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da *rede pública estadual, desde que atendam aos requisitos. Para participar, os interessados precisam ter *18 anos ou mais, estar matriculados em escolas da rede estadual e comprovar residência em municípios do Piauí que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito. Além disso, os candidatos devem passar por cursos de formação e capacitação oferecidos pelo programa, garantindo a aquisição de conhecimentos essenciais sobre as regras de trânsito e o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *