A cidade de Ribeiro Gonçalves registrou o maior percentual de aposentados ou pensionistas com descontos em benefícios do INSS, segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com o órgão, 65,40% dos beneficiários no município foram afetados.
A investigação analisou fraudes relacionadas a descontos de mensalidades associativas. No total, 67% dos benefícios do país com descontos identificados eram rurais. O restante, 33%, corresponde a aposentadorias e pensões urbanas.
Entre 2019 e 2024, o Boletim Estatístico da Previdência Social aponta que 74% dos benefícios do INSS no país foram destinados à população urbana. Os 26% restantes foram direcionados a segurados rurais.
O relatório da CGU indica que beneficiários rurais enfrentam mais obstáculos para cancelar descontos indevidos. A dificuldade no acesso à internet e a distância de agências da Previdência Social estão entre os principais fatores.
A CGU identificou 186 municípios com pelo menos metade dos benefícios contendo descontos associativos. Desses, 19 cidades têm 60% ou mais dos beneficiários vinculados a entidades e estão localizadas, em sua maioria, no interior do Nordeste. Maranhão e Piauí concentram os maiores percentuais de benefícios rurais, com 80% e 71%, respectivamente.
Nenhuma das cidades citadas possui mais de 20 mil habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE, e todas estão a mais de 100 quilômetros das capitais estaduais.
.