O Piauí registrou o terceiro maior crescimento do país no Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2024, divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC). O estado alcançou 59,82% de crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental, superando a média nacional e a meta de 50%. Em 2023, o índice era de 52%, e sete municípios piauienses atingiram 100% de alfabetização, enquanto outros 17 superaram os 95%.
Os resultados colocam o Piauí entre os 10 melhores estados do Brasil em número de crianças alfabetizadas na idade certa. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, 22 municípios ainda estão abaixo de 40%, mas estão em processo de crescimento com previsão de avanços nos próximos ciclos. O estado recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização na Idade Certa, sendo o segundo com maior número de municípios premiados.
Nos últimos anos, o Piauí estruturou políticas voltadas à alfabetização, como o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que abrange os 224 municípios, mais de 2.700 escolas e cerca de 211 mil estudantes. A estratégia estadual se baseia em cinco eixos: Aprendizagem, Cooperação, Gestão, Monitoramento e Valorização Docente.
Em 2024, o estado também lançou o Programa Alfabetiza Piauí, voltado à alfabetização de jovens e adultos, com oferta de bolsas de R$ 800, transporte e alimentação para os participantes. A expectativa é de que o modelo de cooperação entre estado e municípios contribua para melhorar ainda mais os índices nos próximos ciclos.
Segundo o levantamento do MEC, nenhum município piauiense ficou abaixo do padrão básico de alfabetização. O resultado é considerado um marco para o estado, que busca consolidar avanços na Educação Básica por meio de investimentos estruturantes e articulação entre diferentes níveis de governo.
