O governador Rafael Fonteles inaugurou nesta sexta-feira (11) o primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) no Piauí. A unidade tem capacidade para 8 mil atendimentos mensais e reúne mais de 50 profissionais de diversas áreas para oferecer diagnóstico, terapias e acompanhamento especializado.

O centro foi estruturado pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência e pela Secretaria da Saúde. A iniciativa busca ampliar o acesso a serviços voltados às cerca de 38 mil pessoas com diagnóstico de autismo no estado, segundo o Censo de 2022 do IBGE.

Foto: Gabriel Paulino

O espaço oferece atendimento para todas as faixas etárias com equipe formada por neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e assistentes sociais. Também conta com sala de estímulo multissensorial e brinquedoteca como parte do Pacto pelas Crianças do Piauí.

Foto: Gabriel Paulino

O secretário da Saúde, Antonio Luiz, destacou que o centro é um dos quatro no país com esse modelo de atendimento. O local pretende funcionar como referência para pessoas com autismo e para suas famílias, reunindo diferentes áreas de cuidado em um mesmo espaço.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *