A Justiça autorizou a produção agrícola nas fazendas da Conesul Colonizadora dos Cerrados Sul Piauiense LTDA, localizadas na área da Estação Ecológica Uruçuí-Una, no sudoeste do Piauí. A decisão viabiliza a regularização fundiária e a implementação de um projeto de manejo sustentável na região. A empresa estima aplicar até R$ 10 bilhões em investimentos privados ao longo de três a cinco anos.

A Estação Ecológica Uruçuí-Una foi criada em 1981 como unidade de conservação federal. Com mais de 135 mil hectares, está situada entre os municípios de Bom Jesus e Santa Filomena. Até o momento, a legislação permitia atividades produtivas apenas em situações específicas. A área destinada ao uso produtivo será de 75 mil hectares, enquanto outros 30 mil serão preservados.

Segundo a empresa, os investimentos devem gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos, com foco em agricultura, irrigação e infraestrutura. O projeto está em fase de licenciamento ambiental. As atividades previstas incluem preparo do solo, cultivo de grãos, beneficiamento de sementes e instalação de infraestrutura para irrigação.

A proposta também prevê ações de educação ambiental e parcerias com universidades, institutos de pesquisa e comunidades locais. A redefinição da área da estação ecológica ainda será discutida com órgãos ambientais. A empresa afirma buscar segurança jurídica para a área e propõe uma revisão da delimitação da unidade de conservação.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *