A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, nesta quinta-feira (4), o 17° Boletim Epidemiológico de Covid-19 e Monkeypox do ano de 2023. O informe, que compreende o período de 23 a 29 de abril deste ano, aponta uma tendência de queda para o registro de novos casos de Covid-19 dentro do estado. Dos 262 casos registrados na semana, apenas 118 correspondem ao ano de 2023, destes, cinco casos são do mês de janeiro, dois de fevereiro, dois casos de março e 109 casos de abril.

Os outros 144 casos registrados na 17ª semana são dados represados do ano de 2022, e correspondem a situações em que as notificações dos municípios só foram encerradas agora nos sistemas de informação, possibilitando, assim, a tabulação dos números.

A 17ª semana registrou três óbitos, totalizando sete em abril. Apesar da tendência de alta, a média móvel ainda permanece zerada.

O informe epidemiológico aponta ainda que o índice de transmissibilidade aumenta para 0,90 na 17ª semana, no entanto, os dados apontam redução de positividade no número de exames RT-PCR analisados pelo Lacen. A redução foi de 12,4%.

Leitos e vacinação

Em relação à ocupação de leitos, o boletim aponta que, no período analisado, o estado apresentou ocupação de 18 leitos clínicos, 13 leitos de UTI e dois leitos de estabilização.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca que é de suma importância, neste momento, que a população procure a vacinação contra a Covid-19 para que a tendência de queda de casos continue, bem como ocorra a redução de casos graves da doença.

“Nós já estamos com a vacina bivalente disponível em nossos municípios e pedimos para que a população procure os postos de saúde para receber os imunizantes à medida que eles forem sendo liberados pelas gestões municipais. Com a população imunizada, iremos evitar o surgimento de casos graves da doença, além de reduzir o número de novos casos registrados dentro do estado”, destacou a gestora.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *