Nessa quarta-feira (21) o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou o decreto de autorização do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), para a realização do concurso público de policial penal com 400 vagas, 200 imediatas, para curso de formação, e 200 para cadastro de reserva.
Conforme o documento, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) será responsável por estabelecer as normas e os procedimentos para a seleção dos candidatos, “observados os dispositivos da legislação vigente”.
Para ingressar na carreira, é necessário possuir o nível superior de formação em qualquer área. O salário do policial penal se dá por meio de subsídio, ou seja, o valor corresponde a parcela única sem o acréscimo de gratificações.
O salário inicial do aprovado será de R$6.496,73, conforme indicado no anexo I da Lei 7.764/2022.Ao final da carreira, a remuneração poderá chegar a R$8.647,14.
O último certame ocorreu em 2016. Sob organização da banca NUCEPE, foram ofertadas oportunidades em cadastro reserva para Agente Penitenciário (Policial Penal).
Conforme o decreto, o certame será dividido em fases. O edital de abertura também irá definir as modalidades das provas, o conteúdo, a forma de avaliação e a remuneração do cargo.
mt1tz2