Diferentemente de Janeiro e Dezembro, o mês de fevereiro iniciou-se com significativos volumes de chuva em todo o estado do Piauí, destacando-se especialmente na cidade de Uruçuí. Nos últimos dias, a cidade já havia registrado volumes expressivos, alcançando agora, nas últimas 24 horas, um acumulado de 97 milímetros.
Em entrevista ao Cerrado Online, a climatologista da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Sara Cardoso, informou que esse periodo entre 19 a 25 de fevereiro era esperado o volume de chuvas em todo o Piaui e que poderiam chegar em 24h a um acumulo de 100 milimetros em alguns municípios.
“Esse periodo de 19 a 25 de fevereiro estão sendo esperados volumes de chuvas que em 24h podem acumular 100 milimetros. Mas ja foi observado no dia de hoje que era um dos dias desse recorte que alguns municípios ja chegaram na marca e que até dia 25 algumas regiões podem já ter ultrapassado os 300 milimetros” afirmou a especialista.
Em Uruçui, a climatologista relatou que a área apesar dessas chuvas a região ainda está em um período de seca, visto que os meses que eram esperado o inicío do periodo chuvoso foi muito impactado na região e demorou a ocorrer.
“O periodo de chuva na região inicia em outubro de 2023, mas só foi registrado as primeiras chuvas consideraveís no fim de novembro e inicio de dezembro, impactanto até na região das produções agricolas do município para os próximos meses e também no período de seca da cidade”, concluiu Sara Cardoso.
Ainda segundo a climatologista é esperado de acordo com os modelos de previsão do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) que no mês de março esses volumes de chuva volumosas também ocorra e chama a atenção que este período de chuvas no estado está com irregularidades.
Cuidados nesse período
Diante desse período de chuvas, é importante que a população esteja atenta aos riscos e adote medidas de precaução. Recomenda-se evitar áreas sujeitas a alagamentos, não atravessar ruas alagadas, permanecer em local seguro durante tempestades, e estar preparado para eventualidades, como quedas de energia elétrica e interrupções nos serviços de transporte.