O Diário Oficial do Ministério Público do Piauí, publicou no dia 4 de fevereiro um procedimento preparatório de inquérito civil para investigar indícios de improbidade administritiva envolvendo o prefeito de Uruçuí, Francisco Wagner Pires Coelho. O promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro Da Silva Júnior, da 2ª Promotoria de Justiça de Uruçuí, que instaurou o pedido.
Conforme o representante do Ministério Público, há suspeitas de irregularidades no Pregão Eletrônico nº 11/2023, destinado à contratação de empresa especializada para serviços voltados à melhoria da segurança dos logradouros do município de Uruçuí. A empresa Sinavias Projeto e Execução de Obras Viárias LTDA foi a vencedora do certame.
Sinoblino Pinheiro ainda comentou que uma notícia de fato já havia sido instaurada para apurar o resultado do pregão que visa a contratação de empresa para melhoria de ruas e afins no município de Uruçuí. No entanto, se passaram mais de 90 dias e, diante da necessidade de diligências preliminares indispensáveis para o esclarecimento do caso, foi necessário convertê-la para o referido procedimento.
“Resolve converter a NT nº 56/2023 no presente procedimento preparatório de inquérito civil público tendo por objeto: investigar os indícios de prática de improbidade administrativa, inserta no artigo 11, V da LIA, consiste, em tese, de ato fraudulento voltado a direcionar o processo licitatório para que determinado particular se sagrasse vencedor, in casu, situação possivelmente existente no Pregão Eletrônico nº 11/2023”, diz trecho da portaria.