Na manhã desta terça-feira (27) a Secretária de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Operações Integradas e da Polícia Ciivl, deflagrou a Operação “Rota Caipira”, para cumprir 18 mandados de prisão temporária e busca e aapreensão domicíliar nos estados do Piauí, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Durante a ação, a polícia prendeu líderes e operadores financeiros do esquema criminoso, além de ter apreendido valores e bens obtidos a partir do crime. Foram recolhidos documentos relacionados ao esquema de lavagem de dinheiro que comprovam a prática.
Os mandados de prisão temporária e busca e apreensão foram cumpridos nos seguintes municípios piauienses: seis em Campo Maior, dois em Teresina, um em Altos e um em Coivaras, um em Piripiri. No Mato Grosso do Sul foram cumpridos três mandados no município de Corumbá; e em São Paulo, foram dois mandados executados em Carapicuíba, um em Osasco e um no sistema prisional do Estado.
Conforme informado pelo delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, as investigações que culminaram na Operação Rota Caipira começaram a partir da prisão de um dos líderes do núcleo responsável pela entrada e circulação de drogas no Brasil. Trata-se de Laércio Batista, piauiense que foi localizado em outubro do ano passado no interior do Estado de São Paulo.
A Operação Rota Caipira é conduzida no Piauí pelo DRACO com assessoramento da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC).